4 dicas para reduzir o colesterol alto sem medicamento

4 dicas para reduzir o colesterol alto sem medicamento

Todo mundo conhece alguém que tem colesterol alto, isso explica o fato de cerca de 40% dos brasileiros sofrerem disso. Esta é uma das principais causas das doenças coronárias. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas dessas doenças, sendo que, no Brasil, em 30% dos casos, o ataque cardíaco, infelizmente é fatal.

Existem dois tipos de colesterol, o HDL, conhecido como “colesterol bom” e o LDL, conhecido como “colesterol ruim”. O risco está no excesso de LDL, que é prejudicial à saúde, pois contribui com a formação e o aumento de placas de gordura no sangue que dificulta a irrigação do coração.

Ainda que fatores genéticos contribuam com a alta nos níveis de colesterol, parte das pessoas adquirem essa doença por conta de uma alimentação rica em gordura saturada e colesterol. Outros fatores que contribuem com isso é o excesso de peso, o hábito de fumar e a falta de exercício físico.

Veja agora algumas dicas que podem ajudar você na luta contra o colesterol alto e para você ter um coração mais saudável.

  1. Modere no consumo de carne bovina e suína, dispense a gordura e a pele de carnes de aves e dê preferência a cortes magros, se possível, aumente o consumo de peixes pois é rico em ômega 3.
  2. Abandone hábitos nocivos, como o cigarro e a bebida alcoólica. O cigarro afeta a elasticidade das artérias além de reduzir os níveis de “bom colesterol”. Já o álcool quando consumo em grandes quantidades pode aumentar a pressão arterial, além de que bebidas alcoólicas são calóricas e podem contribuir com o aumento dos níveis do “colesterol ruim”.
  3. Fazer atividades físicas regularmente é a maneira mais eficaz de aumentar a queima de gordura corporal, reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. A atividade física gera um bom condicionamento cardiorrespiratório e faz com que o coração fique mais forte, o que facilita o controle da pressão, do colesterol e do peso.
  4. Use sal na medida certa e abuse das fibras! O consumo elevado de sal é prejudicial ao coração, pois aumenta a pressão arterial, e o uso frequente de fibras na alimentação diminui o nível do colesterol ruim no sangue.

Se essas medidas não forem suficientes para abaixar o seu colesterol, o médico entrará com o tratamento medicamentoso. Por isso, é fundamental que você procure um especialista periodicamente para fazer exames e verificar como está seu colesterol.

Controlar os níveis do colesterol é essencial para manter sua saúde em dia.