NÃO SEI ONDE MINHA LIBIDO FOI PARAR. SOCORRO!

NÃO SEI ONDE MINHA LIBIDO FOI PARAR. SOCORRO!

Pra começar, você sabe o que é libido?

Essa palavrinha nada mais é do que o nome dado ao desejo sexual que sentimos a partir de algum estímulo, seja visual, auditivo ou olfativo. E veja só, a libido não está atrelada apenas à questão hormonal — a testosterona é um dos hormônios que influenciam seu aumento e diminuição —, mas também à psicossocial, principalmente nas mulheres.

A sexualidade feminina foi tabu durante muito tempo e, apenas muito recentemente tem havido maior abertura para que as mulheres também queiram vivenciar completamente a sua sexualidade.

E é por isso que precisamos falar sobre a libido!

A queda do desejo sexual feminino é influenciada por diversos fatores. Nas mulheres jovens, uma das principais causas do problema são de ordem emocional, como baixa autoestima e a depressão. Em mulheres na terceira etapa da vida, a perda da libido pode estar associada a uma progressiva diminuição na produção dos hormônios. Isso ocorre até a fase de transição para a menopausa.

Alguns cuidados no dia a dia podem fazer a diferença. Na alimentação, por exemplo, alguns alimentos têm propriedades que ajudam a melhorar a circulação e a produção de serotonina e neurotransmissores, que estão diretamente ligados à sensação de bem estar e prazer.

Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes pode ajudar a melhorar sua saúde sexual. Mantenha uma dieta rica em nutrientes como o zinco, vitamina B3, ômega 6, arginina, tirosina, vitamina E, selênio, vitaminas do complexo B, boro, vitamina C e cálcio.

Entenda a importância de praticar exercícios físicos de forma regular. Eles ajudam a liberar hormônios relacionados ao bem estar.

Mantenha suas consultas em dia, converse com seu médico, dessa forma será possível traçar uma estratégia para melhorar a situação; em alguns casos a assistência psicoterápica é fundamental.