Novembro Azul: Paradigmas que sondam a saúde do homem na sociedade

Novembro Azul: Paradigmas que sondam a saúde do homem na sociedade

Novembro é o mês mundialmente conhecido pelas ações à saúde do homem. No mês determinado como Novembro Azul, são realizadas ações de prevenção e sensibilização ao câncer de próstata, à saúde do homem em geral e ainda o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No entanto, ainda há muitos preconceitos quando se fala no famigerado exame de prevenção ao câncer de próstata. Isso porque existem muitos mitos, endossados pela cultura, que mantém a ideia de que isso afetará a masculinidade. Por isso é importante entender que o homem deve ser incentivado desde criança a ter maior cuidado com a sua saúde de forma integral.

No mês de incentivo à prevenção ao câncer de próstata, é importante fazer se atentar à questões mais profundas relacionadas ao corpo como um todo. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, o corpo físico não pode ser visto isoladamente da experiência de vida das pessoas e dos determinantes sociais. Saúde não é determinada apenas pela ausência de doença, mas do estado de bem-estar integral do ser humano, produzido a partir da interação entre o biológico, psicológico e social.

Cada ser humano é único e reage de modo diferente. Por isso, o diálogo será sempre a melhor saída para romper os medos e constrangimentos que pairam sobre o assunto. Procure informações de um profissional especializado e opte sempre pela realização do exame e tratamento. Afinal, é melhor dormir tranquilo ou ter noites em claro por vergonha de um exame?